quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Jesus de hoje

Quem aí já leu a Bíblia e conhece a história ali contada de Jesus? Aliás, eu sei que a maioria de vcs não leu, mas certamente ouviu falar.

Você ouviu falar que Jesus:
1. Nasceu de uma mãe que não era casada (dizem que era virgem e foi o espírito santo - joga aí no google quanta mãe virgem existe hj, vc vai se alarmar)
2. Nasceu numa família pobre;
3. Por ser pobre começou a trabalhar cedo (aprendeu com o pai o ofício de carpinteiro, atividade que fazia com os irmãos - pois é, lê lá na Bíblia: Maria não morreu "virgem");
4. Era autodidata (aprendeu a ler sozinho e frequentava os templos - será que era porque sua família não podia pagar por Educação? Ou pq tinha que trabalhar pra ajudar no sustento dos irmãos mais novos? As duas coisas, provavelmente)
5. Depois de aprender aquilo tudo que aprendeu nos templos, achou que tava tudo muito errado. Porque ali nos templos poucos eram os que sabiam ler e tinham ACESSO à informação correta (as escrituras), então a mídia de massa (os escribas e os fariseus, os ricos que sabiam ler e escrever e que faziam os panfletos para ser entregues à parte do povo que sabia ler, mas era pobre e à parte dos ricos que sabia ler, mas tinha preguiça de ler as escrituras). Então Jesus viu que a informação era manipulada e que as pessoas lucravam com aquilo, se aproveitando dos pobres e Jesus se rebelou quebrando tudo - foi perseguido pelos atos de vandalismo;
6. Em seguida, Jesus juntou 12 amigos (apóstolos) e foi seguido por um contingente cada vez maior de pessoas (discípulos) a quem fazia discursos (sermões);
7. Num dos discursos, que foi muito longo, ao perceber que as pessoas tinham fome, pegou seus mantimentos e os dividiu. Todo mundo que levou comida fez igual - hoje algumas pessoas chamam isso de "Milagre da multiplicação dos pães e peixes", mas eu aprendi desde pequena que "Quem divide sempre tem" e eu não andei com nenhum santo milagreiro no Jardim de Infância não;
8. Jesus era aquele que andava com puta, com mulheres que menstruavam (seu período impuro), com leprosos e todas as pessoas que eram consideradas escória da humanidade pelos ricos, inclusive os cobradores de impostos - Jesus simplesmente não fazia distinção entre as pessoas, conversava e andava com quem quisesse o ouvir;
9. Jesus foi perseguido por soldados pelo motivo de estar perturbando a paz. Ele era blasfemador, porque contava ao povo aquilo que lia nas Escrituras e fazia sua interpretação. A blasfêmia era porque Jesus contava a história de um deus que nao distinguia as pessoas pelas suas posses ou características físicas, mas um deus que era deus de todos, inclusive das putas. O deus de Jesus só não queria andar do lado da galera que chorava pelos manequins da Toulon, em vez de pelas mortes dos pobres e dizia "mais fácil um camelo passar no buraco de uma agulha do que um rico entrar nos reinos dos céus" - pois sim, que blasfêmia era dizer que devemos nos desapegar de bens materiais.
10. Jesus sempre viajava quando a barra pesava, por isso só pôde ser capturado porque um traidor o entregou;
11. Jesus foi torturado e morto da forma mais cruel que os romanos conheciam - foi crucificado.

E só quem era crucificado eram os ladrões (Crime que jesus comprovadamente não cometera) e os presos políticos. Por isso há quem diga por aí: Jesus foi o primeiro comunista (pra mim ultra faz sentido).

E o texto da Aline Valek, que é MARAVILHOSO, afirma: JESUS VOLTOU. Voltou, mas ele não é branco, loiro de olhos azuis e limpinho como vcs acham não (aliás, filho de carpinteiro e vindo da onde veio, nunca foi nenhuma dessas coisas, mas né? esbranqueceram Jesus na história e será pq?).

Jesus, afirma Aline, voltou e é filho de puta, comunista, veio da favela, faz quebra-quebra por aí e só anda com vândalo, puta, travesti, viado, sapatão e pobre - porque Jesus nunca andou com gente "higienista".

"Sabe-se apenas que sem dúvidas ele é Jesus porque só um milagre explica como uma pessoa negra que cresceu na favela ainda não tenha sido “desaparecida” pela PM em uma de suas truculentas operações no morro.(ou seja, Jesus não é o Amarildo rs)

Aline conclui dizendo que:
Jesus voltou e é minoria vândala. Talvez por isso, de novo, não tarde a ser crucificado bem jovem.

Eu ainda acho que Jesus é mulher. Pq Jesus voltou fudido mesmo e o negócio não tá fácil não.

Vamos parar de perseguir Jesus? Pq se não serão mais dois milênios de procissões por arrependimento.



Texto da Aline Valek:

Suas crenças não te fazem uma pessoa melhor. Seu comportamento faz.
Venho ao povo de deus trazer uma boa notícia (embora ela venha acompanhada de uma não tão boa assim, para alguns). A boa notícia é que o evento por vós tão aguardado aconteceu: Jesus voltou. A má notícia é que ninguém avisou que ele precisava agradar a sociedade patriarcal cristã.
Jesus voltou e só anda com gente esquisita. Seu lugar é ao lado dos marginalizados, dos não-aceitos, dos diferentes. Foi visto enrolado numa bandeira de arco-íris na Parada Gay e cercado de amigas com os seios de fora na Marcha das Vadias. Ele, ao contrário dos fariseus dos nosso tempos, não carrega preconceitos mesquinhos, nojo de gente, ódio de pessoas por elas serem o que são. Vejam só, que surpresa.
Jesus voltou e não é cristão (aliás, coisa que nunca foi). Ele não frequentou nenhuma igreja ainda, não apareceu nos grandes templos, não pagou o dízimo, não está do lado de quem explora a fé dos outros. Aparentemente, ele se recusa a seguir uma religião tão empenhada em condenar pessoas, em impor proibições e pensamentos, em interferir na lei. Inclusive, Jesus foi fotografado em uma manifestação pelo Estado laico, segurando um cartaz que dizia: “dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.”
Jesus voltou e não é filho da virgem, é filho da puta. É por isso que ele sabe a barra que essas mulheres enfrentam, o perigo que correm, a humilhação a que são submetidas, a cidadania que lhes é negada. Jesus é amigo das prostitutas, das travestis, das que são empurradas para o submundo ou das que escolhem esse caminho para juntarem uma grana legal e batalharem por uma vida melhor, como qualquer outra pessoa, afinal de contas.
Jesus voltou e talvez seu retorno não tenha sido alardeado, celebrado e divulgado na TV e nos sites de fofoca porque ele nasceu invisível. Jesus voltou negro e, como tantos e tantas outras que não nasceram da cor “certa”, ele foi invisibilizado por uma cultura que celebra apenas a branquitude e que esperava por um Jesus loiro dos olhos claros, como nas imagens espalhadas nas igrejas. Além disso, nenhuma estrela-guia marcou o nascimento de Jesus, porque aparentemente estrelas-guia não chegam na favela onde ele nasceu – lá, onde só chega o descaso do Estado e o preconceito das elites. Sabe-se apenas que sem dúvidas ele é Jesus porque só um milagre explica como uma pessoa negra que cresceu na favela ainda não tenha sido “desaparecida” pela PM em uma de suas truculentas operações no morro.
Jesus voltou e não quer saber dos poderosos. Seu rolê é com a galera das quebradas, com os que moram nas ruas, com os grafiteiros, com os skatistas, com as crianças que vendem balinha no sinal. Quando não é confundido com mendigo, é tomado por bandido. Meliante. Perigoso.
Jesus voltou para barbarizar. Ajudou a quebrar vitrines, a tacar pedras na Tropa de Choque e levou muita bomba na cara. Voltou para virar o mundo de cabeça pra baixo – e não dá para fazer isso sem escandalizar a tia Gertrudes que reza o terço no terceiro andar ou o coxinha engomadinho que apresenta o telejornal.
Jesus voltou e é feminista. Porque não dá para ser revolucionário de verdade sem antes lutar para destroçar o patriarcado e picotar os papéis de gênero em centenas de pedacinhos, como na multiplicação dos pães. Jesus voltou e é queer, é “amigx” dos e das transsexuais, dos inadequados, dos indefinidos. Daqueles e daquelas que se recusam a ser definidos, rotulados, padronizados e limitados por essa sociedade doente.
Jesus voltou não para curar os cegos, os leprosos ou ressuscitar os mortos. Jesus voltou para mandar à merda aqueles que dizem amar, mas discriminam. Aqueles que dizem respeitar, mas desumanizam. Aqueles que dizem que somos todos irmãos, enquanto há tanta desigualdade social, racial, de gênero. Aqueles que prometem o “reino dos céus” mas são incapazes de refletir sobre seus privilégios aqui na Terra. Aqueles que acreditam que existe um diabo, mas não vêem que o demônio é o racismo, o machismo, a transfobia e a homofobia que eles próprios alimentam. Jesus voltou pra dizer que essa galera tá errando feio. Errando rude.
Jesus voltou e é minoria vândala. Talvez por isso, de novo, não tarde a ser crucificado bem jovem.

“Meu Cristo é o Cristo das prostitutas, minorias, marginalizados, negros, dos que têm fome.” (Plínio Marcos)


Nenhum comentário:

Postar um comentário