quinta-feira, 8 de agosto de 2013

O machismo de Esquerda

Houve na Marcha das Vadias do dia 27/07/2013 uma performance de um coletivo que envolvia a quebra de estátuas de gesso e de cruzes de madeira. A mídia de massa só deu destaque a essa performance que durou alguns minutos em uma Marcha que durou SEIS HORAS.
Os setores conservadores da sociedade caíram matando (na realidade, literalmente ameaçando matar) os performers e as organizadoras da Marcha das Vadias.
Rolou vídeo no youtube e publicação no Facebook com foto, nome, telefone e endereço de todo mundo. Os performers saíram do Rio de Janeiro. As organizadoras da MdV recebem até hoje ameaças de estupro, de lesão e de morte. A PMERJ investiga a quebra das imagens, diz que foi iconoclastia, o Bolsonaro quer representar contra as Vadias. A grande mídia continua a só querer falar da performance. As vidas humanas que estão sendo ameaçadas estão passando em branco nos noticiários e no boca-a-boca de todo esse conservadorismo.
Quando se fala de questionamento à ideologia cristã numa sociedade como a nossa, os reaça "pira" - isso já era esperado. O que eu não esperava é que a esquerda pirassse junto.
E eu gostaria muito de dialogar com esses partidos políticos de Esquerda, os coletivos, os blogs e todos os demais supostos companheiros, que têm se posicionando contra o ato, no sentido de alertá-los para o quão pouco solidários estão sendo com quem está do nosso lado.
Independente de apoiarem a performance pornoterrorista do Coletivo Coiote, fato é que ao se pronunciarem apenas em condenação estão se juntando a fundamentalistas religiosos e a todo o discurso criminalizador dos movimentos sociais. Ao fazerem isso, gritam o mesmo que a Direita conservadora, reacionária, racista, sexista, transfóbica, homofóbica e concentradora de renda contra a qual tanto se levantam.
Os últimos eventos tiraram muitos moralistas do armário, inclusive da porta esquerda. Isso serve para nos mostrar o quanto a moral judaico-cristã da sociedade em que estamos inseridos é forte e permeia nossos posicionamentos.
É neste momento que devemos olhar para o nosso interior e confrontar a nós mesmos. Devemos mostrar que somos uma Esquerda que se une e não uma esquerda que cinde quando em discordância. Não nos enganemos, não existe neutralidade. É hora de colocarmos em prática o que tanto falamos sobre NADA justificar a violência contra a mulher. Porque alguns estão mais preocupadxs com a santa quebrada do que com as vidas de companheirxs ameaçadxs ao se manifestarem contra o fundamentalismo religioso contra a violência às mulheres, a favor do Estado laico.

É bastante claro: esta é uma relação entre oprimidos e opressores – ao não prestarem solidariedade aos oprimidos estão, fatalmente, apoiando opressão e sendo responsáveis pela violência psicológica que está sendo perpetrada. Mantenhamos em mente que estátuas de gesso não têm sentimentos, não perdem o sono e a paz, não sangram – mas seres humanos, sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário