quinta-feira, 1 de agosto de 2013

27/07/2013 Marcha das Vadias

[2013.07.27 Ato no Rio de Janeiro, praia de Copacabana e Ipanema - Marcha das Vadias]


A Marcha das Vadias ontem foi LINDA. Fizemos o trajeto combinado nos últimos dias, do posto 5 ao 9, gritando palavras de desordem, chamando o povo à rua e trazendo o discurso político da conscientização sobre a desigualdade social pela qual passam a mulher, x negrx, x índix e xs LGBT.



- Teve vadia, vagabunda, puta, vândala na rua com seios desnudos e cartazes de reivindicação
- Teve papa jogando purpurina e fazendo batismo queer
- Teve 'xota en mi xota', 'Se o papa fosse mulher, se o papa fosse mulher, se o papa fosse mulhe-er, o aborto seria legal. Seria legal e seguro, seria legal e seguro. Seria legal e segu-ro se o papa fosse mulher', 'sou travesti, eu sou normal, sou mulher de peito e pau', 'Se eu for pro inferno, eu vou feliz - eu comi a pessoa que eu quis!', 'Eu beijo homem, beijo mulher, tenho direito de beijar quem eu quiser', 'Se o aborto é ilegal a culpa é do vaticano. Enqto fica no blablabla tem mulher morrendo ao abortar', 'papa levanta a sua saia, de repente ali encontra o Amarildo', 'Ei, Cabral, toma da Polícia! Pq tomar no cu eu te garanto é uma delícia!' e muito mais
- A comissão de segurança da MdV ahazou e garantiu a segurança dxs manifestantes, dxs performers e o trajeto da marcha

Mas nem tudo foi lindo pq
- Teve tb discussão com partido pra baixar bandeira, alguns baixaram, outros não
- Teve uma comitiva da Polícia com algum figurão no carro quase atropelando manifestantes e querendo criar confusão (conseguimos evitar e ng saiu ferido)
- Teve grupos muito cristãos da "juventude papa" gritando ofensas e fazendo gestos obscenos para xs manifestantes
- Teve beatx cuspindo em manifestante (isso q é amor!)

E teve uma penca de gente enchendo a porra do saco pq uma mulher e um homem indígenas fizeram uma performance quebrando imagens de santas católicas e sentando sobre crucifixos. Essa penca de gente acha que elxs estavam erradxs em "hostilizar a jmj" e em "desrespeita uma religião" e dizem que "não tinha propósito nenhum em fazer aquilo".  Mas essa penca de gente esquece que a igreja católica historicamente vem perseguindo minorias políticas e que essa perseguição se dá até hoje. Mulheres foram queimadas como bruxas na inquisição; milhares de pessoas morreram por terem fé diferente da católica nas cruzadas, inquisição e outras guerras santas (aliás, por um período até pessoas que tentavam traduzir a bíblia pro idioma local eram queimadas em fogueiras); a igreja vandalizou a cultura e o povo indígena no Brasil e em outros países durante as colonizações; a igreja apoiou a escravização e o tráfico de escravos e até hoje a igreja persegue e cerceia a liberdade sexual da mulher quando proíbe o uso de métodos contraceptivos e pressiona políticos para manterem leis contra o aborto; até hoje a igreja endemoniza os LGBT e diz que somos o mal da humanidade. 

Performance do Coletivo Coiote


Sejam um pouco mais críticos: quebrar imagens e crucifixos é um ato político legítimo que encontra validade em se opôr à ideologia e à moral católica. Como diz um comentário numa publicação que rola na internet contra essa performance,
"Peças de porcelana não representam nada de sagrado pra quem não é católico. A fé é uma ideia e ideias não precisam ser respeitadas. Pessoas precisam ser respeitadas, mas ideias podem e devem ser contestadas por aqueles que delas discordam (...)"

IDEIAS PODEM E DEVEM SER CONTESTADAS. Lembro aqui: nenhuma pessoa católica foi ferida na performance. Parem de se importar tanto com estátuas, parece até o coro de classe média que chorou com os manequins da Toulon.

Vândala é a igreja que quer tomar conta dos nossos ovários, nossos corpos e nossa sexualidade.


[Em tempo: eu perderia horas colocando as fotos maravilhosas da galera do I Hate Flash. Como a preguiça é grande, confira você mesmx aqui: I love I Hate Flash ]


Nenhum comentário:

Postar um comentário