sexta-feira, 3 de junho de 2016

Por que a prostituta se prostitui?

Pq a prostituta se prostitui?
Pq a faxineira faz faxina?
Pq a advogada advoga?
Pq a vendedora de loja vende roupa?
Pq a representante da avon vende avon?
Pq a professora dá aula?
Pq a gari limpa rua?
Pq a recepcionista trabalha no consultório?
Pq a secretaria trabalha no escritório?
Pq a bancária trabalha pra te vender empréstimo?
Pq a vigia trabalha pra fazer segurança do shopping à noite?
Pq a exploração do capital sobre os corpos de mulheres ganha foco e se torna um problema de todas apenas quando a trabalhadora que reivindica seus direitos enquanto tal tem por parte ou prerrogativa profissional a (re)produção de prazeres em outros corpos e no seu próprio?
Pq a maternidade, o cuidado do lar, dos filhos, dos idosos é visto como um trabalho de menor importância e não remunerado?
Se é fundamento do patriarcado capitalista a propriedade privada sobre a mulher e os filhos, ter na prostituição a fonte de sustento é igual, melhor ou pior do que ter na no casamento (e/ou na herança, na filiação) a fonte de sustento total ou parcial?
Te incomoda mais a prostituta ativista, a mãe de família devota exclusivamente ao lar e ao marido, a filha pensionista do general do exército já falecido ou a filha herdeira de um complexo hoteleiro estadunidense/europeu?
Por que o uso do corpo pra fins sexuais incomoda mais do que o uso do corpo pra todos os trabalhos acima enumerados e incomoda mais do que pra ser modelo, atriz, dançarina ou lutadora de boxe?

[Post original com debate em comentários em: https://www.facebook.com/heloisamelino/posts/10206163273031325 ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário