terça-feira, 19 de agosto de 2014

Teste Bechdel

Costumo brincar que o feminismo é tipo a pílula vermelha da Matrix. Quando vc toma uma boa dose, vc vê o machismo estrutural em cada espacinho, até nos que se pretendem mais escondidos (ah, a armadilha da imparcialidade e do universalismo!)

E uma dessas doses pra mim foi o Teste de Bechdel. Esse vídeo explica o que é isso - pra passar no teste bechdel precisa que haja pelo menos duas personagens mulheres na trama, que conversem entre si e que não seja sobre relacionamentos (inclui família, na minha opinião).E depois disso eu simplesmente não consigo mais ver qualquer seriado, qualquer filme e as vezes passo um filme inteiro/episódio inteiro buscando que apareça. É impressionante que as vezes até em séries/filmes em que haja uma mulher protagonista não se complete o teste - aquela protagonista é a única da trama e todos os demais personagens que importam são homens.

Fica aí o link do vídeo pra "estragar" a experiência cinematográfica e televisiva de vocês também. Quem sabe quanto mais se espalhe isso, mais criteriosas fiquemos e vaiqui começam a produzir filmes e séries que nos atendam. O link tem legenda em português, basta ativar.

OBS: Eu estrago a experiência, mas tb dou dicas pra verem o contraste e não ficarem mto tristes achando que acabou tevê. Os seriados produzidos pela Shonda Rhimes são uma exceção a isso, neles sempre tem mulheres fortes e protagonistas, várias e geralmente não são só brancas: Grey's Anatomy (separe o lencinho), Scandal (  amor pela advogada mais sangue ruim da televisão). Outros: Good Wife; Orange is the new black (dã); Orphan Black; The Fall; Parks and Recreation. É tão difícil passar no Teste Bechdel que tenho até dificuldade em enumerar séries. Faz o exercício aí e depois se tiver sugestões, me passa aqui ;*


Teste Bechdel - assista aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário