quarta-feira, 31 de julho de 2013

17/07/2013 OcupaCabral

[Ato no Rio de Janeiro no Leblon "Ocupa Cabral" (2013.07.17)]

Ontem no Leblon a ação policial foi diferente dos outros dias,.

- Havia gente dispersando a multidão, sob o pretexto de "vamos dar uma volta no Leblon". Esquisito é que os bloqueios policiais abriam-se pra passar a multidão que dava voltas. Isso fez com que não houvesse por muito tempo aglomeração de manifestantes em lugar nenhum, o que facilitaria o ataque que aconteceu mais pro final da noite.

- Quem fazia os bloqueios era a PMERJ comum. Muitos usavam escudos, o que confundia os manifestantes, mas o uniforme da PM é azul marinho liso, de mangas curtas. O Choque usa uniforme preto com estampa de camuflagem, nos escudos está escrito CHOQUE e usam capacetes pretos que lhes cobrem o rosto.

- A PM estava em sua maioria identificada, poucos não usavam tag de identificação, ao contrário de TODOS os atos anteriores, em que não se via identificação.

- O policiamento estava cerca de 20 metros atrás das barragens policiais de metal (cercas?). Em todos os outros atos a Polícia ficava a frente das cercas e bem próximo aos manifestantes.

- Quase não havia tropas de choque. O Choque só apareceu pontualmente na hora de lançar bombas. E era um grupo pequeno, de cerca de 15 policiais com uniformes pretos e capacete do Choque.

- A ação do choque foi "leve" em comparação com os demais dias. Ontem a polícia agiu para dispersar a manifestação, nos outro dias agiu cercando os manifestantes em algum ponto para arremessar bombas.

- Os policiais do choque que rodaram o bairro depois de dispersada a multidão o faziam em moto de apenas UM policial. Apenas uma moto tinha 2 policiais.

- Havia grupos e mais grupos de policiais da PMERJ acuados um pouco atrás das esquinas das ruas transversais à Ataulfo de Paiva, a principal avenida do Leblon. Em dado momento passei por um grupo de cerca de 25 policiais que assustados diziam "Tem 25 pm, nenhum escudo. Tem gente dentro da obra, mas e daí? A ordem é de regressar pro batalhão" (uma parte da própria PM parecia estar 'ao deus dará' e se apercebia disso)

Quanto aos manifestantes também houve coisa esquisita:

- Havia um grupo de cerca de 10 a 15 pessoas vestidas todas de preto, rosto coberto e máscara numa CLARA alusão ao black bloc. Só que essas pessoas todas eram muito pequenas e pareciam ser adolescentes de cerca de 15 a 16 anos, salvo exceções. Esse grupo levava uma bandeira do Brasil (!), uma placa escrito B.B.B

- Havia um cara grande, branco, de cavanhaque de skate, bem playboy gritando para as pessoas darem voltas.

- Quando o tal grupo de adolescentes de preto chegou, posou para fotos segurando as placas e a bandeira do Brasil (!!). Após a sessão de fotos, o playboy do skate se dirigiu ao grupo dando ordens. O que eu ouvi foi "vão lá pra frente que agora tem espaço, dá pra ir. vão lá!" (um playboy dando ordens a um grupo de pseudo-BB com bandeira do Brasil?)

- Esse grupo foi à frente e começou a cantar algo como "Nós queremos violência naoseique b*ceta" - algo que NUNCA OUVI SER CANTADO POR NENHUM BB EM NENHUM ATO

O quebra-quebra também me causou estranhamento:

- As lixeiras da Prefeitura, de encaixe, foram desencaixadas, o lixo retirado e as lixeiras foram devolvidas, jogadas nas esquinas. No lixo atearam fogo. Em todas outras manifestações vi incendiarem as lixeiras junto. Ontem apenas incendiavam as lixeiras dos prédios junto do lixo. (queimar lixeira da prefeitura é dano ao patrimônio público, ontem isso não aconteceu - estranho)

- Quebrou-se apenas o vidro da frente das agências do Itaú e Bradesco - não se quebrou nada lá dentro, ao contrário do ato no dia 20, quando se depredou MUITO por dentro.

- O Itaú Personalité e o Banco do Brasil agência Estilo foram "poupados".

- As pichações de Anarquia (A na bola) eram de um A totalmente dentro da bola, no símbolo certo, o A da Anarquia extrapola as margens da bola. Se eu que não sou anarco sei, acredito que os anarcos saibam.


Muita gente foi presa. A população do Leblon sente-se vandalizada - não pela PM, que foi quem começou SEM PROVOCAÇÃO o ataque, mas pelos manifestantes.

E hoje já vi circular uma notícia de que o Comandante da PM acha que o acordo firmado com as comissões de Direitos Humanos de não usar armas letais não está funcionando. A PM deve passar a aumentar a repressão e usar armas letais.

Tenho profundo estranhamento e desconfiança frente a tudo, mas ao que me parece, semana que vem vai ter muita violência sendo colocada "na conta do papa".

Não vamos recuar, vamos RESISTIR!!   

Entrada do edifício da Rede Globo no Leblon destruída



Foto do que parecia ser um falso grupo de Black Bloc no Leblon



Fonte: https://www.facebook.com/heloisamelino/posts/10200214440554231

Nenhum comentário:

Postar um comentário